Ferramentas e conhecimentos

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Como fazer Backup das Mensagens do Outlook

Acho que uma das dúvidas mais comuns entre os usuários do Outlook Express é como fazer o backup de suas mensagens, para quando formatar não perder as mensagens antigas. Aqui tentarei mostrar como é simples este procedimento.



Fazendo Backup das Mensagens

O primeiro passo é saber onde estão sendo salvas as suas mensagens. Para isto você deve ir em Ferramentas > Opções:


Vai ser aberta a janela de opções:


Selecione a aba "Manutenção":


Clique no botão "Pasta de Armazenamento":


Pronto, agora você já sabe onde se encontram as suas mensagens. No meu caso se encontra no D:/Outlook Express, mas isso porque já alterei anteriormente. Se você nunca alterou este caminho, provavelmente a pasta será alguma escondida, aí você vai ter que visualizar as pastas ocultas.

Agora com o caminho de onde se encontram os arquivos, basta digitar no Windows Explorer e dar um enter:


Você pode achar estranho que tem poucos arquivos, é que o outlook não guarda um arquivo por e-mail e sim um arquivo por pasta que você tenha no seu outlook. Basta você salvar os arquivos das pastas que você quer realizar o backup.

Pronto, agora você já sabe onde estão suas mensagens e faz o que quiser com elas, bota num pen driver, ou salva num CD, como quiser.


Restaurando as Mensagens

O próximo passo é fazer a restauração das mensagens. Você deve ir em "Arquivo > Importar > Mensagens":


Será aberta a tela a seguir:


Deve-se selecionar o Microsoft Outlook Express 6 e clicar em avançar:


Selecione a opção "Importar email de uma pasta de armazenamento OE6" e clique em ok.


Aqui você pode selecionar todas as pastas, ou selecionar apenas as pastas que deseja fazer a importação. Faça sua escolha e clique em avançar.



Se tudo correu bem vai ser exibida esta tela de confirmação. Pronto, agora você recuperu os seus dados de computador antigo.

Você pode ainda modificar o caminho da pasta a serem gravados os dados, sendo assim imagino ser possível você indicar a pasta de armazenamento no seu pen drive, tanto em casa quanto no trabalho. Assim, não terá mais aqueles problemas de não conseguir acessar e-mail que foi baixado no trabalho, além de ter sempre os seus e-mails em mãos (isto não foi testado - Se alguém já o fez, ou testar, comenta aí ).

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