Ferramentas e conhecimentos

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Compare preços de notebooks

O caderno Vida Digital do jornal O Estado de São Paulo fez um excelente teste, muito útil para orientar aqueles que procuram um notebook de baixo custo; clique no link para acessar: Laptops populares: qual é o melhor?

Esse tipo de reportagem, apesar de ser muito útil, é raramente encontrada no Brasil. Por vezes encontram-se depoimentos pessoais de proprietários de notebooks, mas tais avaliações não são nem sistemáticas nem comparativas. Para se realizar esse tipo de experimento, é necessário ou grande prestígio (como o portal do Estadão tem), ou muito capital (caso dos sites americanos que fazem avaliações, como o Cnet).

Evidentemente, sugere-se a todos os interessados que leiam o artigo completo do Estado (15 páginas); entretanto, segue abaixo um resumo do que foi publicado lá.

O Estado identificou sete fabricantes de notebooks populares (preço abaixo de R$ 2000) e pediu a cada um deles que enviassem uma máquina para teste; os fabricantes foram Dell, HP, Itautec, Positivo, Lenovo, Semp Toshiba e CCE (o Estado menciona ter contactado também Sony e Apple, mas essas não vendem máquinas naquela faixa de preço); as máquinas foram testadas na configuração em que são vendidas.

As sete máquinas testadas foram: Dell Vostro 1000; Itautec W7635; Positivo V52; HP Compaq C720 BR; CCE NCV-D5H8; Semp Toshiba IS 1522; Lenovo R61.

O teste avaliou: peso e dimensões; acabamento; design; tempo para inicialização; autonomia da bateria; desempenho.

O teste apresentou os prós e contras de cada máquina (muito mais contras do que prós). Segundo o Estado, a melhor máquina foi o Vostro 1000; o Positivo com Linux é o modelo mais barato, com preço de R$ 1.600; Toshiba e Itautec têm projetos semelhantes, mas o primeiro tem desempenho melhor; o Compaq é bonito, mas de baixo desempenho; o CCE tem pouca memória, que parece menos ainda por causa do Windows Vista; e o Lenovo foi a pior máquina, “uma Ferrari com motor de fusca”.

Veja preços de Notebooks BondFaro e/ou Buscapé

Nenhum comentário: